Série animada “Passado da Hora” leva história e geografia de SC às telas dos alunos

  • Foto: Divulgação/Animaking -

Com episódios de 13 minutos e pílulas de um minuto, conteúdo aborda desde o Descobrimento até a industrialização do estado

Neste Dia das Crianças, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), anuncia a parceria com a Animaking, estúdio de animação sediado em Florianópolis, para abordar a história e geografia de Santa Catarina através da série animada “Passado da Hora”, destinada a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas estaduais. Com a novidade, os alunos terão acesso a conteúdos sobre temas históricos do estado de forma lúdica e de fácil compreensão.

“É sempre importante buscarmos alternativas que fortaleçam o desenvolvimento e a aprendizagem dos nossos estudantes. Esta parceria será um sucesso e tenho certeza que será um diferencial. Estamos muito felizes com essa novidade”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A iniciativa tem como objetivo mediar a aprendizagem, ampliando o repertório de professores e estudantes. Na animação, temas históricos como O Descobrimento, Colonização Portuguesa, República Juliana, Imigração Europeia, Santa Catarina no Período Republicano e Industrialização do Estado são abordados.

“Às vezes, a criança tem dificuldade de entender alguns conceitos, então assistir a série facilitará bastante a compreensão. Assim, ela vai adquirindo interesse pela história e cultura de Santa Catarina e valorizando as nossas tradições, além de ampliar o repertório sobre a história, a geografia e a cultura”, destaca Aline Gonçalves, técnica da gerência de ensino fundamental da SED.

A série “Passado da Hora” é composta por seis episódios de 13 minutos e 30 “pílulas” de um minuto, todos voltados para crianças de 7 a 12 anos e focados na história e geografia de Santa Catarina. As “pílulas” complementam a série principal, oferecendo informações rápidas sobre diversos aspectos do estado, desde pontos turísticos até personalidades importantes, funcionando como um panorama detalhado e diversificado do território catarinense.

“Todo mundo se encanta com a história e ainda mais a nossa história, de onde vieram nossos ancestrais, como tudo se desenvolveu. Então, você aprender como é a história do seu povo, do seu estado, é muito interessante. Transformamos isso num conteúdo lúdico e contamos a história de uma forma mais leve para que as crianças consigam assimilar”, afirma Camila Kauling, diretora da Animaking.

“Parcerias com a Secretaria de Educação são essenciais para a Animaking, pois ampliam o alcance do conteúdo e reforçam nosso compromisso com a educação e a valorização da cultura local”, completa Paolo Conti, CEO da Animaking.​

Ano letivo de 2026 em Joinville já tem data para começar Anterior

Ano letivo de 2026 em Joinville já tem data para começar

Dragagem histórica na Baía Babitonga aumenta profundidade do canal e facilita navegação Próximo

Dragagem histórica na Baía Babitonga aumenta profundidade do canal e facilita navegação

Deixe seu comentário